Punk rock/hardcore e o reflexo da realidade
Comecei a acompanhar o cenário político a partir da adolescência, quando parava para assistir televisão e prestar atenção ao que diziam os noticiários, jornais e revistas da época, que traziam informações relevantes sobre os problemas econômicos e políticos enfrentados por todos nós na época.
Em meados dos anos 80 havia um movimento popular contra governos e governantes, encabeçado por artistas, jornalistas e figuras públicas. Além disso, haviam publicações como as revistas Chiclete com Banana e Mad, que abordavam temas importantes da política e da economia, só que em tom deboche. Essas revistas tocavam na ferida dos principais personagens políticos da época escancaravam todas as cagadas e decisões esquizofrênicas de governantes brasileiros e das principais potências políticas mundiais.
Em meio a isso tudo, surgiram diversas bandas de rock, punk, metal e afins, que traziam letras de protesto cheias de críticas contra o governo e suas formas de direcionarem as coisas. Nesta mesma época, em meados dos anos 80, que eu e alguns amigos resolvemos montar uma banda, que inicialmente se chamava 'Ratos de Esgoto', já que éramos adolescentes cheios de indignação e omo tal, queríamos mostrar para o mundo que também tínhamos voz.
O vídeo acima é apenas uma das tantas músicas gravadas por nós, que estão devidamente guardadas em fitas K7 e no CD coletânea no qual participamos em 1997. Nesta época já tínhamos mudado o nome para 'Misantropia', mas ainda mantínhamos o mesmo tipo de indignação de quando começamos, só que um pouco mais maduro e devidamente melhor informados a respeito de política e assuntos relacionados.
Ouvindo hoje algumas dessas músicas, percebo que elas encaixam-se muito bem com tudo que estamos vivendo hoje e com a forma como nosso país tem sido governado nos últimos anos. Musicalmente tomamos rumos opostos, mas de tudo que restou da banda, certamente o que há de melhor é a forma como conseguíamos enxergar a realidade, longe de militâncias ou preferências políticas, afinal éramos rebeldes e queríamos provar isso através da música.
Nós mudamos bastante com o passar dos anos. Já a classe política brasileira, essa ainda tem manias de adolescente rebelde e sem causa.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo.